quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conselho de Amiga ~ Siobhan Vivian

Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Classificação:


Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Desde o lançamento de "Não Sou Este Tipo De Garota" fiquei curiosa para ler algo da Siobhan, mas, infelizmente acabei não lendo o mesmo. Então fiquei animada com o lançamento de "Conselho de Amiga", e logo o escolhi como minha próxima leitura. 

Ruby passou boa parte da sua vida se perguntando o que teria feito com que seu pai deixasse ela e sua mãe para trás, mas, não esperava que sua chance de obter a resposta surgiria exatamente no dia em que ela estava completando 16 anos. Mas, o que será que ele pretende ao voltar depois de sumir por seis anos sem dar se quer uma notícia? Com o reaparecimento inesperado de seu pai as coisas estão ficando cada vez mais fora de lugar. Não só com sua mãe, que parece estranhamente calma com toda essa loucura! E então, Ruby se confronta com algumas questões importantes: Seria a hora de tentar entender tudo o que havia acontecido? Ou seria melhor deixá-lo ir embora novamente? E será que ela pode realmente confiar em todos os que estão à sua volta?
"Se você foi capaz de estabelecer uma estratégia para enfrentar o problema é porque já é hora de enfrentá-lo. Do contrário, se evitam as mudanças, é por sua culpa que as coisas não melhoram."- pág.66
A história não se foca em romance, mas, temos sim um mocinho fofo, Charlie, que inclusive tem um hobby bem legal de criar botons! Ele aparece para colocar alguns suspiros na narrativa porém, o foco principal é a amizade entre Ruby, Beth, Maria e Katherine. A ligação formada entre o grupo, mesmo com diferenças e desentendimentos.

Gostei do estilo de escrita de Siobhan, a história segue um bom ritmo e é difícil de largar, afinal existem muitos conflitos a serem resolvidos! Além disso, apresenta conceitos como, qual o papel das amigas e amigos em nossas vidas. Mostra também que, apesar de não serem perfeitos, os amigos buscam fazer o melhor que podem uns pelas outros. E que podemos contar com os nossos amigos para encontrar apoio, mas, muitas vezes, temos que aprender a lidar com as situações complicadas sozinhos para nos tornarmos mais fortes.





2 comentários:

  1. Gostei da resenha :D Me interessei pela história agora com sua crítica - positiva. Nunca li nada da autora, mas acho que não me identificaria tanto com o livro, mas se puder, eu leria :D

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro romances, mas de vez em quando é bom ler um livro que se foca em outra coisa, como a amizade, ou a familia, como nesse livro. Assim como você, também não li Não sou esse tipo de garota, mas tenho vontade, e ainda pretendo ler os dois!
    Bjs

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)