domingo, 27 de maio de 2012

O sonho de Eva ~ Chico Anes

Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Classificação:

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Forte.
Eu poderia descrever assim o conteúdo desse livro. Em todos os aspectos da palavra.
O dicionário Michaelis descreve a palavra "forte" assim:
(for.te) adj (lat forte) 1 Que tem força. 2 Valente. 3 Robusto. 4 Poderoso. 5 Enérgico. 6 Animoso. 7 Substancioso. 8 Sólido, consistente.
Então sim.
Segundo o dicionário, forte é a palavra para definir "O Sonho de Eva". Um livro corajoso, por tratar de um tema muito profundo e não muito abordado: Sonhos Lúcidos (colocados aqui em letra maiúscula por serem praticamente personagens da história). Poderoso, animoso, robusto com todas as suas cenas de ação, suspense e terror psicológico que fazem o leitor sentir as emoções devastadoras de alguns personagens em sua própria pele. Substancioso, sólido e consistente por que o autor, o mineiro Chico Anes, soube conduzir um história rica e explicativa (para que o leitor entenda um pouco desse campo tão misterioso da ciência, os sonhos), mas não chata. A ação é tão constante que você mal se sente virar as páginas.
Mas, somos lembrados de outro aspecto da palavra forte.
Quando se trata de algo que fere.
É sempre ruim se deparar com a ambição, a crueldade e a fragilidade intrínsecas dos seres humanos. Seus desejos egoístas, o anseio desenfreado pelo poder...
“Desconhecidos. O Mundo parece se esquecer de que, em toda a sua história, o conhecimento em posse errada ameaça a liberdade, a sanidade, o futuro.”

Sobre a história...
Eva é uma mulher inteligente e muito racional, e em alguns momentos isso me incomodou um pouco. Achava que ela estava controlada demais, até mesmo um pouco fria, em relação a tudo de mal que acontece com ela na história. Sua irmã morre, seu filho está desaparecido, sua vida amorosa estagnada e ela se vê presa em uma grande armadilha mortal, mas está sempre sóbria e não perde a linha em momento quase nenhum.
Mas, gostei dela. Muito inteligente. E no final, você acaba descobrindo que a Dra. Eva tem um coração.
Sobre os outros personagens...
Não quero revelar em quem você pode e em quem não pode confiar nessa história toda. É uma das graças do livro, nem a Eva e nem você sabe muito em quem confiar. Mas, quero deixar registrado meu amor por dois personagens, por motivos diferentes. O primeiro é o Lee. Por que ele é um alívio em um mar de seres que me deixaram cheia de ódio (não vou falar dos vilões por que eles são MAUS de VERDADE e me irritaram e enojaram, como todo bom vilão deve fazer). Eu amo o Lee! Não me pergunte por que, senão é spoiler! E fiquei na vontade para que ele tivesse mais destaque.
E tem o Alec.
Por que eu sempre estou me apaixonando por algum personagem durante minhas leituras. E o cara da vez é ele. O amor abnegado de Alec me deixou emocionada. Ele faz tudo que está ao seu alcance para ajudar Eva, mesmo tendo de enfrentar suas próprias mágoas e traumas. Ele é o melhor! (dedico a música do final pra ele).
Enfim, vale a pena. principalmente para aqueles de vocês que, assim como essa que vos fala, são doidos pela temática do mundo dos sonhos. Parabéns ao Chico Anes, que contribuiu com uma grande obra para nossa literatura nacional que está cada vez melhor!

UPDATE
23 - Jimmy Eat World

10 comentários:

  1. Oie Tamy, cadê a Gil, nessa parada?
    Só vejo tua resenha ela não está lendo? Rsrsrs
    Porque, você ama o Lee?
    Pode me falar por DM no TT kkkkk
    Eis, mas um livro que quero ler, quero também me apaixonar por mais uma obra do nosso território, os escritores estão vindo com tudo /0
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, como vou poder estragar o livro pra você? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu o amo por que ele merece! (hahaha!) Não conto moça, tem que ler!
      Bju

      Excluir
  2. E é nacional =) Amei a resenha, adorei o início dela com a palavra forte *-* e estou super curiosa em relação ao livro, a Eva, Lee e Alec! Vou colocar na minha lista ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Tamy!
    Nossa, parece ser muito bom. Fiquei até curiosa, nem tava dando muita bola, apesar do assunto me interessar; o mundo dos sonhos é realmente fascinante! Agora vai ser um dos próximos que vou ler, com certeza! Gostei muito da resenha.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Duda!
      Parece e é bom! Ele aprofunda o assunto, mas não de um jeito muito "jargão profissional", mais simples. Eu amei!
      Kisses

      Excluir
  4. Oi!!

    Muito bacana seu blog!!

    Estou seguindo!!

    Depois me visita tbm! http://umpoucomaisdelivros.blogspot.com.br/

    Eu estava lendo sua resenha pq acabei de comprar esse livro pela net, e tenho certeza de q foi uma boa compra!!

    Adoro ler autores nacionais!!

    =D

    Mica

    ResponderExcluir
  5. Estou para ler este livro.
    Já comecei, mas resolvi parar porque não tava no clima pro estilo, e não quero estragar a visão por causa do meu humor hehehe
    Espero poder gostar tb, e que nossa literatura cresça cada vez mais!


    Beijosss
    http://leiturachick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha, ficou muito bem feita!
    Eu não sei se faz o meu estilo de leitura, mas para quem gosta parece ser um ótimo livro. Aquele negocinho de tapar os olhos para dormir que vem com o kit é super legal, gostei muito da idéia.
    É verdade, a literatura nacional está crescendo muito, e acho importante as editoras apostarem nos autores daqui =)

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)