sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Mundo de Vidro ~ Maurício Gomyde

"Toda vez que pedir para sair eu vou, toda vez que pedir pra voltar seja já, toda vez que pedir pra compreender eu calarei, e toda vez que não entender basta perguntar... Toda vez que pedir no claro, é claro que sim, no escuro for, será assim.
Toda vez que perder o rumo serei teu passo, se fugir desse mundo, deixe que eu te laço, toda vez que chorar será um abraço... Toda vez que despertar eu calmarei, toda vez que sonhar e esperar eu vou trazer, toda vez quando se entregar eu vou fazer... Toda vez quando demorar, eu vou perder o sono de vez, e toda vez que for embora, não serei mais eu..."
- pág. 218

Esse é o terceiro começo que escolho para essa resenha... não sei o porquê da dificuldade! Talvez por que, tal como em "O mundo de Vidro" eu devesse começar pelo final:
Recomendo esse livro para todos os que gostam de rir. Os que estão melosamente românticos. Os tímidos. Os estudantes de "Master Applications for Economic Business". Os loucos. Os fãs dos Beatles. E, principalmente, aqueles que já leram de capa à capa o grande Best-Seller "Como Conquistar a Mulher Inconquistável - Uma visão Holística".
Assim vou terminar minha resenha, mas sobre o começo...
Preciso dizer que achei o livro promissor pelo prefácio, muito espirituoso, que nem foi bem um prefácio.
Mas, enfim, achei promissor.
A história é sobre Ele e Ela.
Ele é um grande perdedor... frustrado, preso a um trabalho e uma vida completamente infelizes, e sem a perspectiva de melhora. Além de, desde o começo, parecer um grande maluco pra mim.
Ela é descrita no livro como uma mulher linda e perfeita, mas achei ela tão "garota normal"... chorona, às vezes insegura, às vezes forte, como toda mulher.
Quando comecei a ler confesso que não gostei d'Ele. A maneira maluca como ele passou a viver em função dela me fez entender totalmente o porquê de ela achar ele um doido varrido. Me perturbou de verdade! Ele me deu medo (kkk), mas eu gostei d'Ela de cara (até o final!) e Ele se redimiu quando passou a entender como o amor deve ser vivido. Fica evidente para quem lê a diferença de paixão e amor. Não sei se era a intenção do Maurício, mas foi o que percebi. No começo Ele está tão obcecado que esquece de ser ele mesmo. O amor é verdadeiro, não mente. Mas, com algumas atitudes (que só vai saber quem ler ;)) ele prova que aquela paixão louca se transformou em um amor de verdade.
Os sentimentos dela são mais maduros. Ela o acha louco. Ela o conhece melhor. Ela gosta dele como amigo. Há um progresso aí, muito mais contido, mas igualmente romântico.
Mas, o livro também é uma grande comédia. Se fosse classificá-lo: "Romance Comediado" (entenderam o trocadilho com o termo "comédia romântica?" :D). Ele é muito sem noção, mas tanto que se torna o personagem mais engraçado do livro. Além de Sullivan, claro, que me matou de rir.
Enfim, como já concluí no começo (vide início do post) só vou deixar a dica... leiam esse livro. :)


UPDATE:
♫ Música para o livro: Crazy - Aerosmith ♫



PS: já leu a entrevista que o Maurício deu pra gente?
ENTREVISTA

2 comentários:

  1. Quero muito ler!
    Já tenho o livro aqui, só não consegui lê-lo ainda!
    Achei muito original a idéia do Maurício e, como amo romances e adoro uma boa comédia, tenho certeza de que vou gostar!
    Você disse que Ela é mais madura. Adorei! Mas não é muito novidade né? Sem querer puxar sardinha pro nosso lado, as mulheres normalmente são mais maduras hehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler este livro. Mas preciso comprá-lo primeiro... :P
    Só vejo boas resenhas sobre ele.
    parabéns.

    Bjs
    Paraíso Em Papel

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)