segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ENTREVISTA: Rafaela Guimarães, autora de "Cordas Rompidas"


Com dezoito anos e três livros escritos, a autora Rafaela Guimarães é nossa entrevistada fofa de hoje.
Seu livro "Cordas Rompidas" conta a história de Liz, uma garota que tem de lutar para recuperar sua alegria e a vontade de viver depois de uma grande perda.
Mas, ela não está sozinha, já que Greg (seu lindo colega de quarto) vai fazer de tudo para curar o coração de Lizzie.
Rafa fala aqui sobre sua experiência em escrever "Cordas" e algumas outras novidades sobre seu trabalho. Tá esperando o que pra conferir?


VERBOLOGIA PINK - Como decidiu se tornar escritora?

Rafaela - Ainda é engraçado pensar em mim como uma "escritora", mas vamos lá! Sempre gostei muito de imaginar cenas e criar algumas poesias, mas realmente nunca passou disso. Ninguém via ou sabia sobre o que eu escrevia. Também não era muito ligada nos livros e achava que um era para durar um ano, só que graças a Deus as coisas mudaram. Passei por um momento complicado na minha vida e minha única alternativa foi ler um livro - que acabei "devorando" em dois dias. Depois desse fato, muitas situações começaram a mudar dentro de mim: fiquei viciada em ler e a primeira ideia de uma história surgiu. Sinceramente não acreditei que tinha escrito uma história de início ao fim. Postei na Internet, tive uma ótima repercussão... Foi aí que tudo começou.


VP - De onde surgiu a ideia para seu novo livro "Cordas Rompidas"?

Rafaela - O "Cordas", inicialmente, era só uma pequena ideia que continuava salva dentro do meu computador e permaneceu intocada por alguns meses. Eu tinha mais ou menos a noção de como seria o início, meio e fim da história, mas não me sentia ligada o suficiente para começar a escrevê-la. Até hoje não sei explicar de onde minhas ideias surgem, mas quando elas chegam, eu as aprofundo com alguma música ou texto. Essa é sempre a base de qualquer linha e parágrafo para mim; sempre tenho que estar ouvindo música. Como meus dois primeiros livros são mais na base do romance, quis levar o "Cordas" para algo mais maduro, mais real.



VP - Quais as dificuldades que encontrou para escrever "Cordas"?

Rafaela - O "Cordas" possui momentos cruciais em seu enredo, principalmente os mais depressivos da personagem principal. Eu sentia todo o sofrimento dela e fiquei muitíssimo abalada e completamente dentro do personagem. Foi complicado de entender que eu tinha que sair, mas ao mesmo tempo, eu literalmente queria dar minhas lágrimas, meu sangue e todo o tipo de sentimento que eu poderia expressar. Escrever algumas partes da Lizzie foi bem complicado. Ela tinha muitas facetas.


VP - Nos fale um pouco sobre suas outras histórias.

Rafaela - Escrevi dois livros antes do "Cordas Rompidas". São romances sequenciais, retratando a história de um garoto e uma garota que se consideravam irmãos, mas que foram afastadas por dez anos devido à menina ter que se mudar de país. Eles acabam se reencontrando em uma rede social depois desse tempo todo e começaram a comentar sobre as mudanças nos dez anos, falaram de seus sonhos e tudo começa. Já o segundo, retrata a história dos dois vivendo juntos algum tempo depois, lidando com um monte de dificuldades que os "sonhos" de ambos - mostrados no primeiro livro - , poderiam trazer para a vida deles. Esse já teve uma mistura com o drama e foi ótimo de escrever. Meu próximo plano e reescrever partes desses dois livros para lançá-los, e também estou escrevendo um romance policial.

VP - O que está lendo no momento?

Rafaela - São tantos! Amante Vingado, de J.R Ward, Infinito, de Alyson Noel e Amor no Ninho, da minha amiga, Maribell Azevedo.

VP - Que dicas você daria para quem sonha em ser escritor?

Rafaela - A primeira é nunca desistir e deixar de sonhar. É bom sempre ter um confidente pra você falar de suas histórias e ideias. Mesmo que as coisas possam parecer complicadas de serem realizadas, é muito pior deixar um desejo de lado e pensar no que ele poderia ter se tornado.

VP - Pra terminar, resuma, em algumas palavras, por que nossos leitores devem ler "Cordas Rompidas"?

Rafaela - "Cordas" mostra uma história de superação, romance e confiança. Mesmo que o leitor não tenha passado por algumas das experiências dos personagens, sempre tivemos e teremos momentos cruciais na vida que modificam nosso futuro, em que cabe a nós mesmos escolher um novo caminho.

---
Siga a Rafa no twitter:
@Rafinhah_tw 

Conheça mais sobre "Cordas rompidas":
http://livrocordasrompidas.blogspot.com/

Siga o "Cordas" no twitter!
@cordasrompidas 

Um comentário:

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)